metrika

O que são nós, qual é a razão para eles, como escovar ou desenrolar o pelo de um cão

A grande maioria dos donos de cães com pelo comprido ou duro enfrentam nós. A maneira mais fácil de se livrar dos nós é cortá-los. No entanto, isto irá estragar a aparência do seu animal de estimação. Para evitar estas medidas, é necessário saber porque se formam, como escovar nós e como evitar que o seu cão forme novos nós.

O que são nós e as razões de sua aparência

como tirar nósO que são nós? Este é a lã, tricotada em uma bola densa, semelhante ao feltro. Na maioria das vezes são formados em lugares delicados com a lã mais fina: nas axilas, virilhas e estômago, no peito, atrás das orelhas.
O que causa este fenómeno desagradável? Os nós podem ser causados por cuidados inadequados, maus cuidados e, por estranho que pareça, excesso de cuidado e atenção ao casaco: pentear inoportunamente. Um cão deve ser penteado regularmente, especialmente durante a muda.
A lavagem rara é também uma causa. O pelo do seu cão tem uma camada de gordura protetora natural que recolhe pó e sujidade depois de passear. É frequentemente emaranhado de lixo fino – galhos finos, uma bardana à volta da qual se forma um denso nódulo de cabelo morto.
O motivo do aparecimento de “nó” pode ser o cuidado inadequado após o banho, a não utilização do secador de cabelo. Os cabelos que secam naturalmente são muito fofos, emaranhados uns nos outros e com restos de cabelo despenteado.
Lavagem demasiado dura – durante fricção intensa, o cabelo morto não cai, mas fica emaranhado um com o outro e com cabelo vivo. Se não escovar o seu cão depois de tomar banho, é garantido que se mete em problemas.
A roupa também pode causar emaranhado do pelo. Os macacões que são demasiado apertados ou feitos de forro de tecido grosseiro e de má qualidade fazem o pelo eletrificar-se e emaranhar-se, formando grumos apertados.

Os nós são perigosos para o seu animal de estimação?pele estragada

O pelo emaranhado não representa uma ameaça direta à vida ou à saúde do cão. Mas desconforto, sensações desagradáveis ​​e até dolorosas são bastante. Grandes áreas com pêlos fortemente emaranhados causam irritação na pele abaixo deles, inflamação, crescimento e desenvolvimento da flora patogênica e a disseminação de ectoparasitas.Os nódulos emergentes levam ao aparecimento de oprelae – isto atrai bactérias e parasitas externos, e aumenta a probabilidade de dermatite ou seborreia. Quando ocorre coceira, o cão coça intensamente, danificando a pele. As feridas resultantes são portas abertas para infecções. Mesmo quando vacinado, um animal de estimação pode apanhar o vírus.

Raças cães propensas a emaranhamento

O grupo de risco inclui as raças de pêlo longo e do pelo duro( Yorkshire, Galgos afegãos, Chow Chow).As pontas dos pelos não recebem frequentemente qualquer gordura ou nutrientes da pele, o que afecta a sua fragilidade.
Nas raças hardcore (drahthaars, foxsteries, schnauzer miniatura) a culpa é também da gordura da pele. Em caso de cuidados inadequados, o seu sub-pelo grosso, abundantemente untado com secreções gordurosas, desenvolve um toldo duro e curto. O casaco parece sujo e desarrumado.
A espessura dos pelos também é importante. Os detentores de lã fina são mais propensos a ter pêlos emaranhados. Sem cuidadosos grooming, fofos, fusos tipo dente-de-leão perdem rapidamente a sua aparência efectiva.

Ferramentas para desembaraçar o pelo

Pode pentear com rapidez e segurança os emaranhados de um cão com a ajuda de uma capa cardadeira, um pente, em casos avançados – um corta-nós.Todas essas ferramentas são acessíveis e fáceis de usar. Uma capa impermeável e um pente são o que proporcionam a escovagem regular mínima da pelagem e devem ser absolutamente para todos os donos de cães.Existem cosméticos auxiliares: pó, pó de talco, óleo, que facilitam o desemaranhamento. É verdade que eles têm um preço alto e são mais usados ​​por aparadores profissionais.

Como pentear ou desembaraçar o pelo emaranhado de um cão

Precisa se livrar dos emaranhados do seu cão para que ele não sofra stresse, e você não gaste metade do dia nesta atividade. É muito importante que escolha o momento certo. Leve o seu cão para uma boa caminhada, alimente-o. Fale com ele calma e suavemente antes da sessão, o seu humor deve ser amigável. Dar-lhe uma guloseima favorita e começar por dar-lhe banho e secá-lo bem. Tratar o seu casaco com um spray para pentear. Isso torna mais fácil pentear e desembaraçar.Use uma cardadeira para pentear suavemente as áreas problemáticas.Não faça movimentos bruscos ou fortes para evitar pontapés ou ferimentos no seu cão.
Uma vez detectado um bloco nocauteado, ponha de lado a ferramenta e tente desembaraçá-la com os dedos.É improvável que seja possível livrar-se dos nós velhas e densas dessa maneira, mas facilmente das novas. Um nó grande tomam-se firmemente na base, mais perto da pele com dois dedos para aliviar a tensão do pelo ao pentear. Furar os nós várias vezes com a ponta afiada do pente e começar a pentear com um pente ou cardadeira a partir do topo, desdobrando-se gradualmente e avançando em direcção à base. Se o nó não puder ser solto ou penteado, pode ser utilizado um corta-nós. Com a sua ajuda, uma bola densa será dividida em várias partes, que serão mais fáceis de desembaraçar. Esta ferramenta tem lâminas afiadas e requer a capacidade de lidar com elas.tecnica de desembaraçar o nó
Os nós que não podem ser escovados devem ser removidos. Se não estiverem muito perto da pele, pode tentar cortá-los com uma pequena tesoura.Se estiverem em contato direto com a pele, terá que se cortar com maquina com muito cuidado.
Tem dúvidas de que consegue lidar com um problema em casa ou com a sua capacidade de usar uma ferramenta especial?Tem medo de magoar ou prejudicar o seu cão? Procure a ajuda de um groomer profissional.

Prevenção. Todas as medidas preventivas são reduzidas a cuidados simples, mas corretos e regulares. O animal de estimação precisa ser penteado. Isso deve ser feito pelo menos duas vezes por semana, e algumas raças com pelos grossos e longos precisam de cuidados diários.
Banho. Deve dar banho no seu cão regularmente, mas não mais do que o necessário. Lave a pelagem com movimentos suaves, sem embaraçar a pelagem molhada. Use shampoos, bálsamos, condicionadores que são projetados para cães e adequados aos seus tipos de pelo. Após o banho, o cão deve ser seco com secador de cabelo e bem penteado. Verifique as áreas propensas a emaranhamento pelo menos uma vez por semana. Os emaranhados recém-formados são fáceis de desmontar com as mãos e assim você não terá que recorrer às medidas radicais.
Conselho. Você já sabe como pentear os emaranhados de um cão. Mas o que fazer se o seu amigo de quatro patas não aceita, não deixa fazer isso, fica nervoso? Nesse caso, você definitivamente deve procurar a ajuda de um groomer que o mais rápido possível e sem prejudicar o estado emocional do seu animal, será capaz de resolver o problema dos pelos emaranhados, além de mostrar técnicas simples de pentear e remover áreas problemáticas do pelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *