metrika

Alergias em cães: sintomas e tratamentos

O que é alergia

As alergias são uma doença não contagiosa que ocorre não só nos seres humanos mas também nos animais, e os sintomas são muito semelhantes. Mas primeiro vamos compreender o que são as alergias e porque ocorrem.alergias em cães

A alergia é uma reação do organismo a certos tipos de alergénios, quando uma determinada substância biologicamente ativa – histamina – é libertada no sangue, o que faz os tecidos incharem e sinaliza um “perigo”. Em resposta, os glóbulos brancos reagem e “correm para o salvamento”, causando os sinais habituais: comichão, espirros, tosse, etc.
Para além dos sintomas visíveis, existem também sintomas internos: a permeabilidade dos vasos sanguíneos aumenta, as suas paredes são danificadas e as estruturas dos tecidos sofrem alterações.

Motivos de alergias em cães

Os alergistas, incluindo os zoalergologistas, ainda estão a tentar compreender a causa das alergias. Presumivelmente, é o sistema imunitário, ou, mais precisamente, o seu mau funcionamento. E isso pode ser causado pelos seguintes motivos:

  • predisposição genética (se várias gerações sofreram de alergias, então a probabilidade desta doença ser herdada é próxima de 100%),
  • exposição prolongada a situações stressantes,
  • patologias crónicas,
  • características do sistema nervoso,
  • anomalias hormonais,
  • a presença de helmintos.

Sintomas as alergias

Agora vamos resolver exatamente o que os sintomas nos dizem sobre as alergias num cão. Claro que tudo depende das características individuais e do próprio alergénio, mas existem alguns sinais que podem ser chamados comuns a todos os tipos de alergias. Vamos listá-los:

  • sintomas alergias cãescomichão na pele;
  • descamação da pele;
  • aparecimento de manchas de calvície;
  • inchaço e vermelhidão dos olhos;
  • secreção de muco nasal;
  • avermelhamento da pele nas orelhas;
  • pele húmida nas axilas;
  • falta de ar, rouquidão ou tosse;
  • distúrbios gastrointestinais;
  • alterações comportamentais: o cão pode tornar-se agressivo, irritável ou letárgico.

A manifestação mais assustadora das alergias é o edema de Quincke. Se o animal não for ajudado a tempo, pode asfixiar e morrer. Portanto, se notar olhos gravemente inchados, perturbações respiratórias, focinho inchado – leve urgentemente o seu animal de estimação a qualquer uma das clínicas veterinárias mais próximas.


.

Em qualquer caso, vale bem a pena visitar uma clínica veterinária caso ocorram sintomas desagradáveis, mesmo que as alergias não sejam contagiosas e não possam ser disseminadas, vale a pena procurar uma clínica veterinária, pois alergia pode ser confundida com outras doenças e é necessário um médico para um diagnóstico correto. Muito provavelmente, ele irá prescrever exames de sangue, urina, fezes para vermes, raspagem de pele, um teste intradérmico, etc. É importante observar que nem todos os testes são necessários e nem sempre. Um bom médico também aconselhará sobre a nutrição do cão.

Tipos de alergiasmotivos das alergias cães (2)

  1.  Respiratório. Tais alergias são causadas pela inalação de um alergénio, como o pólen. A maioria das vezes, nestes casos, os órgãos respiratórios são perturbados: tosse, rouquidão, falta de ar, fugas nasais, muitas vezes inflamação dos olhos.
  2. Contacto. Ocorre quando a pele entra em contacto próximo com um alergénio. Provoca comichão.
  3. Atópico. É difícil detetar um alergénio, uma vez que se desenvolve a uma variedade de irritantes (pó, penugem, bolor, alergénios alimentares, etc.)
  4. Autoimune. É uma alergia às próprias células.

Vamos dar uma olhada nos alérgenos mais comuns que irritam animais de estimação:
– Comida
– Pulgas
– Medicamento
– Produtos químicos domésticos

Tratamento de alergias

Portanto, já descobrimos que antes de tudo é necessário entrar em contato com a clínica veterinária.
Em seguida, o médico identifica o alérgeno e deve ser eliminado.
A dieta é outra parte importante do tratamento e é prescrita pelo médico. Por vezes é um alimento seco especial, outras vezes é um alimento especial cozinhado a partir de certos alimentos. A dieta é diferente para cada raça e cada caso.
Um médico prescreverá comprimidos para aliviar a comichão e outros sintomas de alergia na dosagem apropriada.
Podem também ser necessárias pomadas ou gotas para os olhos ou ouvidos. Shampoo antialérgico também pode trazer consigo para dar banho ao seu animal no nosso salão “Tommy & Boby”

O foco deve ser no estado do animal, se não houver melhoria no prazo de uma semana – consultar novamente o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *