metrika

Carraças em cães

Sobre carraças e picadas

 Infelizmente, as carraças não são apenas um perigo para os humanos, mas também para os nossos animais de estimação. Os cães estão entre aqueles que muitas vezes são pegos por mordidas sugadoras de sangue.

O que é uma carraça

As carraças são insetos carnívoros parasitas da categoria dos artrópodes e são portadores de várias doenças graves (encefalite, borreliose, piroplasmose, otodectose, etc.). Alimentam-se não só de sangue, mas também de pele, secreções e linfas. Na verdade, nem todos os tipos de carraças (e existem vários milhares deles) são perigosos, várias espécies causam danos significativos à saúde de pessoas e animais.

carraças em cães
O que fazer e o que fazer se o seu cão for mordido por uma carraça? Esta questão é relevante desde a Primavera até ao Outono. Em muitas regiões, os primeiros carrapatos podem ser encontrados já em Abril. Tendo sobrevivido à hibernação de Inverno, precisam de um impulso de sangue humano ou animal para recuperarem as suas forças. Um aumento da actividade, a reprodução em massa de carraças ocorre nos meses de Maio e Junho. Durante este período, a sua população aumenta rapidamente num factor de milhões. As larvas emergentes estão prontas a alimentar-se de sangue desde os primeiros minutos de vida, prontas fazer picadas.

Como acontece picada do sugador de sangue

Uma vez sobre o pêlo de um cão, o sugador de sangue procura um ponto vulnerável para morder, o que leva cerca de duas horas. O garrote, queixo, pescoço, orelhas, zona dos olhos, virilhas e axilas são considerados pontos fracos nos cães.
Antes de ficar debaixo da pele, o carrapato executa uma ‘anestesia’ local e o animal não sente a picada em si ou qualquer dor. O inseto faz então um pequeno buraco na pele do seu cão e enrosca-se na ferida. Cheio de sangue, o acaro aumenta significativamente de tamanho e, quando detectado, parece não aquele inseto inicialmente pequeno, mas aparece como um papiloma enorme.
Depois de digerir os alimentos, empurra os resíduos, enchidos com um vírus, para o corpo de um animal insuspeito. Vale a pena substituir, contudo, que nem todas as carraças representam uma ameaça, estatisticamente apenas uma em 10-15 pode representar um perigo. Portanto, no Verão, esta doença deve ser o centro das atenções e o cão deve ser controlado diariamente, também dar atenção e saber as sintomas depois de picada da carraça.

sintomas de picada de carraçaSintomas nos cães depois de picadas de carraça

Após qualquer passeio na natureza, o dono do cão deve verificar cuidadosamente o pêlo e a pele do animal de estimação. Isto pode evitar uma mordidela e mais problemas graves. Se isso não for feito regularmente, a probabilidade de picadas aumenta. Afinal, o animal em si pode não sacudir a sugação de sangue dos pelos e os primeiros dias não mostram absolutamente nenhum sinal de ansiedade.
Deve-se notar que as picadas de carraças florestais muitas vezes não acarretam quaisquer consequências, mas no caso mais grave, o cão pode desenvolver piroplasmose.
Então, os sinais desta doença são os seguintes:

  • o cão é apático, letárgico, passa a maior parte do tempo sonhando;
  • o animal recusa comida, água, passeios;
  • aumenta a temperatura corporal (até +40 graus);
  • aparecem tremores, convulsões, falta de ar;
  • falha de membro;
  • possível cheiro de boca, vômito, diarreia;
  • a urina é vermelha, vermelho tijolo, etc.

A piroplasmose num cão requer um tratamento imediato e adequado. Se o tempo for perdido, o fígado, os rins e o sistema nervoso do animal são susceptíveis de sofrer.

Uma picada de carraça: passos para salvar o seu cãocomo remover carraça de cão

Se encontrar uma carraça no corpo do seu cão, o principal é não entrar em pânico. Não é aconselhável tentar puxá-lo para fora por si próprio. Claro que há muitos tutoriais em vídeo e material de texto na Internet, detalhando os passos para salvar o seu animal de estimação.
O método básico e mais popular de remover a carraça em casa é o seguinte:

  • revestir o parasita no animal com óleo vegetal, querosene, vaselina ou creme gorduroso (isto irá cortar o acesso do carrapato a novas porções de oxigénio);
  • usando um fio (enrolado e fixado à volta do corpo do sugador de sangue) ou alicate, pinça, desatarraxar lentamente o insecto cuidadosamente;
  • assegurar que o carrapato é removido completamente e sem danos do corpo do cão;
  • tratar a ferida com qualquer solução desinfectante disponível;
  • monitorizar o comportamento e condição do animal durante vários dia.

Mas ainda assim os especialistas recomendam e insistem que neste caso é muito mais correcto levar o animal para a clínica, onde o médico ajudará suavemente a retirar o parasita, tratar o local da mordedura, conduzir a terapia, enviar o carraça para teste.

Portanto, é muito importante para os donos : protege o seu amigo de quatro patas e use coleiras contra qualquer parasitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *