Grooming

 Serviços para animais estimação

Ouvimos muitas vezes que os cães se parecem com os seus donos. Mas é um sinal de carácter e de boas maneiras. De facto, os nossos irmãos mais pequenos estão a tentar copiar os seus donos porque não inclinam as suas almas na pessoa que os domou. E o homem paga pela devoção das pessoas de quatro patas, pinchando-as e nutrindo-as. O Grooming é uma forma de expressar o amor por um animal de estimação, mas, ao mesmo tempo, de enfatizar todos os méritos da sua raça.

grooming em salão

Então o que é o grooming?

Algumas pessoas pensam que o grooming não é um nome banal para um corte de pêlo de cão normal. Mas esta opinião é errada, porque este procedimento não envolve apenas o casaco de cabeleireiro. É todo um complexo para o cuidado do aspeto de um animal. Alguns cães (raças Shorthair) não precisam de cortar o pêlo, mas isso não significa que não precisem de um corte de pêlo. Afinal de contas, nunca ninguém cancelou um corte de cabelo, escovando os dentes, orelhas ou banhos.
Em geral, cada cão necessita de um procedimento de cuidados exteriores abrangentes. O especialista que é responsável por toda esta “ação” é chamado de merceeiro. Naturalmente, cada um deles pode complementar a lista de manipulações com serviços adicionais, bem como oferecer uma vasta gama de produtos para as executar.

Não só os nos, mas também os próprios donos podem arranjar tratamentos de salão para os cães em casa. Para tal, precisam de saber que tipos de cuidados, como são realizados e quais são as suas diferenças.

O Grooming e os seus tipos.

Os objetivos do grooming são diferentes. Alguns donos preparam os seus cães para a exposição, outros querem que os seus cães sejam “puros”, e o terceiro precisa de um aspeto criativo e extraordinário do animal de estimação. Dependendo da ideia dos procedimentos cosmetológicos, existem vários tipos de grooming:

Higiénico.
Feito em casa.
Exposição.
Criativo.

Higiénico. Inclui um corte de cabelo higiénico (um corte de lã na virilha e debaixo da cauda) de 2 em 2 semanas – 1 mês. É desejável gastá-lo antes de tomar banho. Depois de um corte de cabelo, o dono será mais fácil de cuidar do animal. Neste caso, o corte no corpo não é assumido.

Este método de aparar o pêlo é adequado para cães em várias situações:

Se os cães pertencem à raças que não precisam de um corte completo. Estes incluem espécies fofas, tais como goas, cascas, cães de ovelha e animais de pêlo liso, tais como Dobermanns, Dalmatians e Bull Terriers.
Se o seu cão ainda não tiver crescido o suficiente após um corte de cabelo, mas precisar de cuidados higiénicos fáceis. Algumas raças passarão por este procedimento entre cortes para garantir que estão sempre bem cuidadas e com ótimo aspeto. Estes “dandies” incluem: poodles, scotch — terriers, Spitz, Pequinese.

Se um animal participa constantemente em exposições. Por conseguinte, requer cuidados higiénicos regulares entre cortes. A maioria das vezes diz respeito a raças com pêlo “no chão” — maltês, Shih-Tzu, York.

Para além do corte de cabelo “higiénico” em higiene inclui um conjunto de procedimentos padrão: limpeza dos ouvidos e remoção do excesso de cabelo, limpeza dos olhos, dentes, corte das garras. É dada muita atenção às pata

s. O excesso de pêlo é cortado entre os dedos e almofadas, nas extremidades o pêlo é encurtada de uma forma circular.

Feito em casa. É considerado um tipo de cuidados higiénicos, pelo que segue o mesmo esquema e regras. É levada a cabo pelos próprios donos dos cães. Mas existe um “mas” — para procedimentos higiénicos terá de se armazenar um conjunto de ferramentas especiais para pentear, cortar e aparar, tesouras-cortadoras. Também precisará de todo o tipo de shampoo, ar condicionado e bálsamos para os seus cães. No entanto, nas lojas zoológicas em linha existem conjuntos especiais para o grooming. Tornarão mais fácil tomar conta do seu cão em casa.
O grooming domiciliário tem uma característica importante. O seu principal objetivo é dar ao cão um aspeto limpo, torná-lo atraente e bonito. Neste caso, não há necessidade de aderir às normas externas da raça. Um corte de pêlo é feito para higiene e conveniência e não para mostrar “beleza”.

Preparo para exposição. Mas para este tipo de grooming, todo o procedimento é realizado estritamente de acordo com as regras estabelecidas. Além disso, fazendo uma versão expositiva, o mestre tenta enfatizar as vantagens máximas do exterior, e, claro, tenta fazer desvantagens impercetíveis da aparência das quatro patas. Mas todas estas manipulações são realizadas de acordo com as exigências da raça.

Criativo. Não há, e não pode haver regras, normas e restrições. Afinal, ao encomendar tal serviço, o dono quer dar ao exterior do seu cão o máximo de extravagância possível. Isto é feito principalmente devido aos cortes originais do pêlo encaracolado, quando os padrões intrincados são cortados no pêlo do animal.
Existem outras técnicas à custa das quais os nos podem transformar até um cão vulgar numa obra de arte: tingir o pêlo, adicionar elementos decorativos — strass, penas. Alguns peritos gostam tanto da opção criativa que criam cães tipos panda, dragões, dinossauros e personagens de desenhos animados.

Principais fases do grooming

O Grooming é um tratamento multicomponente para cães. Inclui várias fases:grooming cão

Penteação escrupuloso do pêlo do animal. Escovar o pêlo do seu cão com qualquer coisa que lhe estrague a aparência: nós, sujidade, pêlo morto.

Trimming. O pêlo do seu cão é aparado conforme exigido pelos padrões da raça. Se o “espécime” não é uma vitrina, então os cortes de cabelo podem ser qualquer coisa, mesmo os mais imaginativos.

Tratamentos higiénicos dos olhos. Os “caminhos” do cães feitos pelas suas “lágrimas” são cuidadosamente lavados e outras secreções, e vestígios dos mesmos são removidos.
As orelhas são limpas. A sujidade e o enxofre são removidos com cotonetes e um limpador especial de orelhas.
Limpeza da fila de dentes. Escovas, pastas, géis e sprays para cães são utilizados para limpar os dentes. É tão fácil livrar-se da placa, refrescar o hálito do seu animal e evitar que as pedras se acumulem sobre o esmalte. Cortar as garras. Tesouras especiais cortam suavemente as partes da córnea das garras.

Depois, o animal de estimação vai aos procedimentos da água. Lá está ele à espera de um banho com champôs e condicionador. Se necessário, são utilizados produtos de banho com efeito curativo ou preventivo.

Tipos de corte de pêlo.

Grooming é uma condição obrigatória sem a qual é impossível preparar um cão para a exposição. De acordo com estimativas aproximadas, cerca de 400 raças de cães foram criadas no mundo de hoje. E, para cada um deles, desenvolveram os seus próprios padrões. Um especialista experiente com um corte de pelo será capaz de disfarçar as deficiências do animal. E os benefícios, pelo contrário, estarão em primeiro plano.

Assim, o exterior do concorrente é apresentado sob a luz mais vantajosa. Mas o corte adequado de pêlo ainda é metade do caso. Continua a ser importante cortar o pelo resultante de forma bela e competente. A postura é feita imediatamente antes de o cão ir para o local da exposição.

A preparação de um cão com pedigree para a exposição deve ser iniciada com alguma antecedência — alguns meses antes do evento. Se o seu cão não estiver na categoria de exposição, pode limitar o seu corte de pêlo a um corte de pêlo regular de animal de estimação. Mas existe uma condição — um corte de cabelo não deve distorcer o exterior padrão da raça. Por outras palavras — após uma raça de “penteado” deve continuar a ser reconhecível.

Cortes de pêlo utilizados para os groomers:

Corte de pêlo. O pêlo é cortado uniformemente em todo o corpo. Uma tesoura ou uma máquina são utilizadas como ferramenta. O resultado é um cabelo espesso, limpo e uniformemente cortado.

 

Se falamos de corte com uma máquina, existem dois subtipos deste tipo de corte:

Klippwerk. O pêlo é cortada a um comprimento mínimo, quase “a zero”. O procedimento é realizado com uma máquina (manual ou elétrica).
Flatworks. Apoiar o mesmo comprimento de pilha (geralmente curta) em certas áreas do corpo do cão. As áreas de pêlo curto são cortadas para se adequarem à raça. A chave de fenda plana pode ser feita com uma tesoura ou uma máquina elétrica.
Stripping. Para cães de raças de pêlo duro. Tais animais de estimação não sobrecarregam o proprietário com a molhagem. Mas estão carregados com outro dever — um casaco ‘maduro’ precisa de ser depenado periodicamente. Os nos fazem um arranhão de pêlo velha as muitas raças de exposição com pêlo bruta — Schnauzer, terriers, gostos da Sibéria Ocidental.

O pêlo morto é removido com facas especiais ou com tiras. O cotão velho é mais frequentemente removido da cabeça, face ou costas. É assim que os donos podem realçar a beleza da estrutura do seu cão e atualizar o seu pêlo, tornando a sua textura mais natural e bonita.

Roling. É um tipo de decapagem. A sua peculiaridade — os pêlos maduros são removidos não imediatamente, mas gradualmente. Assim, a muda é realizada por fases, sobre o corpo do animal permanece a sesta de maturidade diferente. A manipulação é realizada manualmente, de duas em duas semanas para manter a constante prontidão do animal de estimação puro-sangue para a exposição.

Top-knot. Pêlo em forma de rabo de cavalo com um gancho de pelo para cães cujo pêlo na zona da cabeça cresce mais de 10 cm. Tal estilo “glamoroso” não é um capricho louco dos proprietários.
Em primeiro lugar, isto é o que o padrão da raça exige.
Em segundo lugar, um cão tem a capacidade de ver normalmente. Afinal, a franja, que interferia com a visibilidade, sobe e é cuidadosamente fixa com um arco ou ganchos de cabelo. “Tailed bangs” são necessárias para raças como o Yorkshire Terrier.

Características do procedimento para cães e gatos.

Grooming não é apenas um privilégio dos cães. Os gatos também têm o seu próprio estilista e cosmetologista pessoal. Mas os tratamentos para cães e gatos são diferentes. Afinal de contas, são animais completamente diferentes por natureza. O que considerar quando se trabalha com gatos?grooming gato

A desobediência. A primeira e mais importante diferença — os gatos não obedecem à ordens. Tudo o que um cão treinado precisa de fazer é sinalizar com uma voz ou gesto e ficará relativamente quieto enquanto está a ser arrumado. Um gato não o fará porque é um famoso “lutador” pela sua liberdade e independência. Também é mais difícil arranjá-lo do que um cão. A única opção é uma trela com um nó de oito, mas também aqui se deve ter cuidado, pois a estrutura do gato é muito mais frágil do que a de um cão.

 

É imprevisível. O cão é um animal mais manejável. É sempre possível distinguir o estado de espírito a partir dele. “A linguagem dos gatos” é quase impossível de ler. É por isso que um groomer deve estar sempre atento.
O mestre deve defender-se. A taxa de reação do gato é conhecida por ser muito elevada. Está armado com garras e dentes afiados. É por isso que o mestre tem de usar meios de proteção no seu trabalho. Para os cães, eles também podem ser úteis, mas muito menos frequentes.

Aumento da flexibilidade. Os gatos são incrivelmente plásticos. Os cães não têm esse tipo de flexibilidade. Por exemplo, a perna dianteira de um gato pode ser facilmente enrolada e até mesmo atrás da sua cabeça. Isto facilita aos gatos o corte das axilas.
Pele fina. Os gatos têm uma pele mais fina do que os cães. Esta é uma nuance que deve considerar ao cortar.
É um cabelo gordo. O pêlo de muitas raças de gatos é muito mais gordo do que o dos cães. Os detergentes habituais não são bons para eles. Vai precisar de pastas desengordurantes e champôs especiais. Em alguns casos (primeiras visitas a salões, natureza nervosa) os gatos serão sedados antes dos tratamentos. Os cães não precisam de sedativos.
Padrões de raça esta mais, complexos. Os gatos têm muito mais sistemas de exposição do que os cães. Os gatos podem ter padrões diferentes em sistemas diferentes.

Grooming para gatos:

Raças de pêlo comprido. Os gatos com pelagem longa precisam de cortar o excesso de pelagem entre os dedos e debaixo da cauda. Os gatos de pêlo comprido são tratados todos os dias (em alguns casos duas vezes por dia).

Raças Shorthair. São mais fáceis de cuidar — são penteados uma ou duas vezes por semana. Tomar banho quando necessário (intervalo máximo — uma vez de três em três meses).

Raças sem pêlo (tipo esfinge). Os gatos “carecas” devem tomar banho regularmente. No banho é importante utilizar um champô com o nível de pH — 5,5, não mais. Depois precisam de uma massagem com uma escova de cerdas macias.

A higiene regular na maioria das raças consiste nos procedimentos mais básicos. Uma vez por semana ou mesmo um mês, os gatos são limpos dos ouvidos. Os olhos são sistematicamente enxaguados da descarga. Os dentes são limpos de placa bacteriana e tártaro.

Características grooming para cães:

Os cães precisam de ser tratados com muito mais frequência do que os gatos — uma ou duas vezes por mês, pelo menos.
O casaco deve ser tratado todos os dias. Isto reduz a hipótese de subornos.
O corte de pelo é feito uma ou duas vezes por mês. No verão, é aconselhável encurtar mais o pêlo do seu gato para que ele possa suportar mais facilmente o calor.

Grooming em salão o em casa?

Em condições modernas, um salão de beleza para cães e gatos não é uma diva. Está em quase todas as cidades. Se não houver tais instalações, é certo que haverá um merceeiro, executando encomendas privadas. Ele pode ir à casa e realizar todos os procedimentos cosméticos necessários. Mas muitas vezes antes do dono do animal há um dilema: o que é melhor — o salão ou o tosquia doméstico? A resposta a esta pergunta depende do seu cão.

Em salão é mais fácil cuidar do seu cão. Há muitos bons especialistas que utilizam ferramentas modernas e cosméticos profissionais. O seu animal de estimação pode ter medo de ambientes desconhecidos e isto tornará mais difícil ou mesmo impossível trata-lo em salão.

O stress pode ser evitado realizando primeiro manipulações cosméticas em casa. O cão sentir-se-á melhor no seu território e, ao mesmo tempo, habituar-se-á gradualmente ao mesmo especialista. Quando o cão estiver um pouco habituado à beleza, aceitará o groomer como o seu dono, pode começar ir para o salão. Se o seu cão for bem-educado e obediente, não deverá haver problemas com os procedimentos de higiene.

Torna mais fácil a vida do sue amigo quatro patas, faça uma marcação para dar banho o fazer corte de pêlo em salão “Tommy & Boby” online o pelo tlm. +351 915 987 705.