metrika

Como se livrar do cheiro de um cão num apartamento

Razões do cheiro de cão

Razões do cheiro de cão

Se um animal de estimação emitir um odor desagradável, ou se houver um “cheiro de cachorro” persistente no apartamento, qual poderá ser o motivo?

Vejamos as razões para isto e que medidas devem ser tomadas para se livrar do mau cheiro de cão.
Os odores podem vir do animal de estimação ou geralmente permanecer estáveis no interior do apartamento. O primeiro passo deve ser examinar o animal de estimação e o ambiente doméstico: os itens usados ​​pelo animal e todos os móveis, tapetes macios e cantos sob sofás, camas, etc.
A formação cheiro de cão pode ser devida a vários motivos:

  • predisposição da raça ao odor;
  • falta de procedimentos regulares de higiene para o animal;
  • shampoo selecionado incorretamente para animais;
  • doenças animais;
  • condição anti-higiênica da cama;
  • um petisco escondido pelo animal de estimação;
  • o seu cão faz necessidades dentro de casa no local errado;
  • razões fisiológicas: a cadela está no cio, distúrbios metabólicos e outras disfunções no corpo do animal;
  • o tabuleiro da sanita não é periodicamente tratado com solução desinfetante;
  • o enchimento da caixa de areia não é substituído em tempo hábil;
  • bloqueio das glândulas paraanal no animal;
  • o tempo quente do Verão pode causar o suor de um animal.

Como combater o cheiro de um animal

 

Um cão saudável e bem cuidado não deve produzir odores desagradáveis. Então, a fim de manter o seu animal de estimação corretamente, deve seguir os procedimentos de higiene obrigatórios que estão incluídos:

  1.  Procedimentos de água. O cão deve ser lavado regularmente, a frequência dos banhos para um cão doméstico é o suficiente para ser de uma a três vezes por mês, dependendo da poluição. Além disso, vale a pena manter a higiene e lavar o animal pelo menos parcialmente (patas, barriga, focinho e sob o rabo) após cada caminhada.
  2.  No verão, os procedimentos com água devem ser realizados com mais frequência: o animal transpira muito, emite um cheiro de cão desagradável.
  3.  Seleção de produtos para dar banho. O cão deve ter um champô especial, a utilização de champô humano não é permitida, devido ao valor de pH inadequado.
    Na hora de escolher shampoos, você não deve parar nos detergentes baratos, eles podem causar alergias, eczema, afetar negativamente a pele e o cabelo do animal de estimação, e simplesmente lavar mal a sujeira. Para além de champô de alta qualidade, é desejável utilizar um amaciador.
  4.  Secar o animal após a lavagem. Para prevenir o crescimento de bactérias ativas e para evitar a formação de cheiros pungente de pelo úmido, o animal deve ser enxugo com uma toalha ou seco com um secador de cabelo (não quente).
  5.  Limpeza dos ouvidos de um cão. Se você negligenciar esse procedimento, os depósitos de enxofre nos ouvidos formarão um odor desagradável e persistente. No caso ignorar de otite do seu animal de estimação, o odor já não é comparável ao sulfúrico e é ainda mais desagradável.malcheiro dos cães
    Os ouvidos devem ser examinadas diariamente e limpas à medida que se sujam. Em algumas raças, as orelhas são limpas uma vez por semana. Se for detetado inchaço, excreção ou vermelhidão, deverá consultar o seu veterinário.
  6.  Limpeza de dentes, remoção de cálculos dentários. O cão precisa limpar os dentes todos os dias, se isso não for possível, pelo menos duas vezes por semana. Utilizar uma escova de dentes e pasta de dentes especiais. O seu veterinário pode ensinar-lhe como fazer isto corretamente. Também pode comprar brinquedos especiais para escovar os dentes nas lojas de animais, que ajudam a remover a placa bacteriana e a massajar as gengivas. Se o seu cão tiver tártaro, também pode causar mau cheiro da boca. O tártaro tem que limpar na clínica veterinária sob anestesia.
  7.  Alimentação adequada de cães. Uma dieta desequilibrada e irregular pode causar problemas com o trato gastrointestinal do seu cão, reações alérgicas, problemas de pelagem e de pele. Um médico veterinário irá ajudá-lo a escolher a nutrição certa.
  8.  Escovagem de cães. Escovar regularmente a pelagem ajudará a livrar-se do subpêlo, que causa suor excessivo, retém a umidade e, como resultado, emite um odor desagradável. A regularidade da escovagem varia de acordo com a raça: de diariamente a duas vezes por semana.
  9.  O pêlo debaixo da cauda do seu cão é melhor aparado para evitar que os resíduos de animais se agarrem a ele.
  10.  Exames e testes preventivos regulares por um veterinário. O veterinário irá aconselhá-lo sobre como cuidar do seu animal de estimação, e em caso de problemas de saúde ele irá encontrar o tratamento adequado.
    Se um cão ainda cheirar mal quando tem uma boa higiene e uma dieta equilibrada, pode ser um sinal de saúde precária. Isto pode ser dermatite, bloqueio das glândulas paraanais, doença hepática, problemas metabólicos ou outras anomalias. Neste caso, não deve atrasar uma visita ao veterinário.

Como lidar com o cheiro no apartamento

livrar-se do cheiro de cão é casa limpa

Medidas simples de higiene podem ajudar a eliminar os odores no apartamento:

  •  Lavar regularmente a roupa de cama do cão. Substituir a roupa de cama por uma fresca antes que se torne teimosamente suja e malcheirosa. Lavar com detergente para roupa (se o animal não for alérgico), sabão ou detergente para roupa de bebé.
  •  Lavagem diária de brinquedos, tigelas e outros artigos utilizados pelo animal de estimação.
  •  Se um animal de estimação tiver feito “uma confusão” no tapete, os resultados de sua atividade vital devem ser removidos imediatamente. Se você hesitar em limpar, os odores que ficam embutidos no carpete ou em outros itens de interior só se intensificam com o tempo. Ao limpar o tapete deve usar um produto de limpeza especial, no entanto, as ferramentas que qualquer dona de casa tem à mão também podem funcionar: vinagre de mesa comum, bicarbonato de sódio e água oxigenada, ou seja, uma solução (para um litro de água – 40 ml de vinagre) é aplicada na mancha, coberta com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e esfregada na carpete com uma escova. Em seguida, uma solução é adicionada ao carpete (uma pequena quantidade de água com a adição de água oxigenada) e deixada por 10-15 minutos. Decorrido o tempo, a mancha é lavada com água.como lidar o cheiro do cão
  •  Poças em superfícies duras são mais fáceis de limpar. Vinagre numa proporção de 1:6 com água pode ajudar.
  •  Se estiver usando uma caixa (WC) de areia doméstica, você deve enxaguá-la após cada uso ou trocar de areia imediatamente. Desinfetar o tabuleiro da areia pelo menos 3-4 vezes por mês.
  •  Após a limpeza e para criar uma fragrância agradável, pode adicionar o seu óleo essencial favorito a um pulverizador com água e polvilhar o líquido no ambiente.
  •  Ventilação regular das instalações.

 

Lembre-se, no entanto, que cuidados adequados com os animais de estimação e manter a casa limpa é o pré-requisito mais importante para um ambiente sem odores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *