Chihuahua

raça de chihuahua

Chihuahua

Chihuahuas são cães decorativos de tamanho extremamente pequeno. Infinitamente leal ao dono e extremamente orgulhoso. Eles estão entre as 10 raças mais populares do mundo. Chihuahua é um cão pequeno com um grande coração. Estas pequenitos adaptam-se facilmente aos interesses do proprietário e à situação, para que possam simultaneamente combinar as características de uma dona de casa incorrigível e de um viajante desesperado. Chihuahua é fácil de transportar, está feliz por ser visto em todos os hotéis que oferecem alojamento com animais de estimação, e em eventos sociais tal cão é quase sempre um rosto da grelha. Recentemente, Chihuahua tem conquistado ativamente o mundo do gloss, viajando nos sacos de celebrity e participando ativamente em sessões de fotos de revistas.

Carácter do Chihuahua

Chihuahua é um pequeno filósofo que absorveu a sabedoria dos seus antigos antepassados, aprendeu a compreender e aceitar a vida em todas as suas manifestações. De outras raças anãs, estas crianças são calmas e equilibradas: não se apagam em nenhuma ocasião trivial e não tremem de um excesso de emoções no “arrepio” febril. Os adultos mantêm-se sérios e um pouco arrogantes, o que não se ajusta ao seu tamanho de “bolso”. Em geral, os Chihuahua são muito semelhantes aos humanos: cada animal tem todo um conjunto de características únicas que o tornam diferente dos outros representantes da sua própria espécie.

Os representantes desta raça são muito orgulhosos, portanto, respondem à sua atitude desrespeitosa com frio desprezo. Esses “amigos mexicanos” adoram os próprios donos até a loucura. O que quer que o cão faça na presença do dono, ele fa-lo com apenas um propósito – obter a sua aprovação. O amor apaixonado pelo dono é acompanhado por um ciúme não menos intenso. Para ter certeza da veracidade dessa afirmação, basta acariciar ou tratar outro cão na frente do animal.

Os Chihuahua são muito inteligentes que reconhecem rapidamente a falsidade e o fingimento. Eles também estudam rapidamente o caráter dos seus próprios donos, o que ajuda os animais a “esfregar” ativamente a confiança e, às vezes, a manipular abertamente o seu amigo de duas pernas. Eles também são extremamente curiosos, por isso adoram “escanear” todas as ações humanas. Se você está ocupado na cozinha, é quase certo que os Chihuahua se confundam em algum lugar no nível dos seus chinelos. Está relaxando em frente à TV? Você pode ter certeza: há muito tempo você está “sob o capo” do animal sentado na cadeira ao lado.

A maioria dos indivíduos tem uma necessidade premente de criar o seu próprio abrigo. Em particular, os Chihuahua são capazes de construir uma toca com um cobertor de sofá ou de uma T-shirt esquecida acidentalmente em segundos. Normalmente o cão faz um buraco neles, no qual trepa para se esconder do mundo exterior e para pensar calmamente.

Entre os criadores há a perceção de que o Chihuahua de pelo longo tem um caráter pacífico, enquanto os seus criadores de pelo curto são mais ativos e sagazes. Há também muitas exceções a esta regra, por isso, se encontrar um fofo fervoroso, mas maroto, não se surpreenda – não é invulgar quando a lei não funcionou.

Apesar do seu tamanho mais que modesto, os descendentes da Chihuahua são considerados rufias repulsivas. De acordo com os criadores, é muito mais fácil irritar o Chihuahua do que o mesmo pit bully. Além disso, esses minúsculos patifes se erguem com energia redobrada para proteger o dono. Chihuahua não assustará a superioridade física e numérica do inimigo, porque no caso de uma ameaça ele perde completamente o sentido da realidade, revelando um heroísmo incrível pela sua combinação. Os animais abertamente não gostam de estranhos, portanto, para cada hóspede que aparece na porta, eles têm uma boa porção de descontentamento, expresso em latidos, e às vezes em morder os pés do “estranho”.

Educação e treinamento

Ao olhar para os Chihuahua, você quer acariciá-los e mimá-los constantemente, mas certamente não treiná-los. Mesmo assim, recusar-se a treinar um animal é um erro grave. A idade ideal para iniciar o treinamento é de 2-3 meses. A essa altura, os filhotes já são capazes de dominar a complexidade dos comandos mais simples como “Fu!” e “Lugar!” Em geral, o treino Chihuahua visa a socialização precoce do cão e incitá-lo com normas comportamentais, em vez de o treinar para truques de circo complexos. Exceção – programas para cães da classe expositora, futuros regulares de exposições. Aqui o cachorro terá de ser ensinado a ficar parado, a perceber adequadamente o seu ambiente e a mostrar os seus dentes e mordidelas. Se quiser realmente gabar-se de um número de Chihuahua acrobático, pode treinar o seu cachorro em rolos para trás e saltar sobre barreiras baixas.

raça chihuahua

Os Chihuahua são estudantes capazes. É claro que não pode passar sem a teimosia do seu cachorro, por isso terá de ser paciente e desfrutar com antecedência das guloseimas preferidas do cachorro. O seu cachorro pode ser repreendido por faltas durante o treino. Em regra, os cachorros são rápidos a compreender aquilo por que estão a ser responsabilizados e corrigidos. Os gritos e os abusos físicos são categoricamente inaceitáveis. O primeiro causa ao seu cachorro uma sensação de stress muito forte, o que muitas vezes leva a poças no lugar errado, enquanto que o segundo pode levar a lesões graves.

Desde os primeiros dias, estabeleça a sua própria autoridade e não deixe o bebé violar os limites dos seus bens, em particular, pular na cama. Apesar de os descendentes dos Techichi serem considerados cães do mesmo dono, um animal devidamente criado deve obedecer a cada membro da família. Bem, para que o filhote aprenda esta lição, faça com que ele entenda que ele não será elogiado por não seguir o comando – não importa a quem ele tenha sido dado.

Cuidados e manutenção

Chihuahua – cães relativamente despretensiosos, facilmente habituados a viver num pequeno apartamento, e numa mansão de elite, mas para trabalhar no arranjo de um canto separado para o amigo de quatro patas ainda têm de o fazer. Em particular, o cachorro precisa comprar uma cama ou casa confortável, na qual tenha a oportunidade de ficar “sozinho com seus próprios pensamentos”. A tigela de comida deve corresponder às dimensões do animal, assim como aos brinquedos adquiridos para ele.

Uma vez que os cães desta raça são frágeis, terão de ser vigiados a todo o momento. Mesmo um simples salto do sofá ou de um vaso com ponta acidentada pode causar fractures graves para o seu cão. Na baixa temporada e no inverno, os chihuahuas ficam muito frios, então cobertores-macacões com isolamento térmico serão úteis. Além disso, devido à curiosidade natural, os pequenos “mexicanos” mastigam frequentemente pequenos objetos. Assim, os produtos químicos domésticos devem ser escondidos deles, assim como os sapatos e os fios electricos.

Higiene

Os tratamentos com água demasiado frequente não são a melhor forma de tratar o pelo do seu cão, tornando-o quebradiço e seco, por isso tome banho de pelo curto não mais do que uma vez a cada 3-4 meses e de pelo longo uma vez a cada 1-2 meses. Ao tomar banho, as orelhas são cobertas com cotonetes para evitar a entrada de água. Secar o cabelo com uma toalha ou secador de cabelo.

Pentear o Chihuahua com uma escova macia a cada 2-3 dias. As separações que se acumulam nos cantos dos olhos do seu cão são removidas com uma almofada de algodão molhada em água ou com um chá frio. As orelhas devem ser inspecionadas uma vez por semana. As impurezas acumuladas são removidas com uma loção de veterinário e um cotonete. As garras são cortadas uma vez a cada 7-10 dias com o mais pequeno cortador de unhas. A propósito, os próprios cães odeiam este procedimento, por isso se o processo for feito em casa, um segundo ajudante não será supérfluo.

As glândulas anais também precisam de ser limpas a tempo, caso contrário o animal vai sentir-se desconfortável e “andar” para trás em superfícies alcatifadas. Mas uma vez que a remoção do segredo é uma operação que requer certa habilidade, é mais apropriado confiá-la a um profissional (veterinário). Ficar de olho na boca do Chihuahua removendo a placa que se acumula nela com um botão de algodão.

Ensinamo-lo a ir à casa de banho

Utilizar a casa de banho é uma sabedoria que o Chihuahua nem sempre aprende rápida e facilmente. A primeira coisa que deve fazer é comprar um tabuleiro com bordas baixas para combinar com o conjunto do seu animal de estimação. Em segundo lugar, perguntar ao pessoal do canil ou ao antigo dono como é que ele está habituado a lidar com as suas necessidades. Normalmente, os animais que foram ensinados a usar fraldas ou jornais transferem o seu hábito para uma nova casa. Também é possível desenvolver o hábito por conta própria depois de ter dormido e alimentado o seu cachorro num tabuleiro de ninhada. Para tornar a casa de banho mais “atrativa”, pode pôr-lhe uma fralda molhada, à qual o seu cão teve tempo de ir mais cedo. Se estiver fora de casa frequentemente, coloque o seu cachorro num espaço fechado onde possa colocar o tabuleiro. Não é um facto que o seu cachorro compreenderá imediatamente o que lhe é exigido, mas quanto mais ele fizer o truque, mais provável é que comece a utilizar o tabuleiro como pretendido.

Pode treinar o seu cachorro para usar a casa de banho fora a partir do 3-4 meses quando ele tiver tido todas as suas vacinas planeadas. No início, você terá que tirar o cachorro para rua com frequência, já que os filhotes fazem as suas necessidades a cada duas horas. Ficar ao ar livre o máximo de tempo possível para que possa fazer o seu trabalho a tempo. Normalmente vai dar um passeio logo após ter dormido uma sesta ou uma refeição. Para maior motivação, poderá querer trazer uma fralda que o seu cachorro está a usar para mijar em casa. Se o número com a fralda não funcionar, encontre um lugar no exterior onde outros cães tenham urinado anteriormente e leve o seu cachorro até ele. Chihuahua é normalmente inspirado por um exemplo de congéneres e senta-se ao lado uns dos outros.

chihuahua popular

Alimentação

Chihuahua tem um sistema digestivo sensível, pelo que alimentar um único “seco” tem um impacto negativo na saúde dos cães. Tentar alternar entre comida húmida e seca, dando preferência às variedades de super-premium. A quantidade de comida diária para chihuahua é calculada como: 60-70 gramas de comida por quilograma de peso, ou seja, o peso total do pequeno-almoço e jantar para um cão de dois quilogramas não deve exceder 150 gramas.

Para informação: a nutrição mista (uma combinação de produtos naturais e alimentos industriais na dieta) provoca urolithiases em Chihuahua.

A adesão à dieta natural de Chihuahua é recomendada para alimentar carne magra (carne de vaca, vitela), leite azedo e papas, e a carne deve necessariamente ser tratada termicamente. Uma vez por semana pode tratar o seu animal de estimação com subprodutos cozidos (fígado, pulmões, coração, rins), filete de peixe (apenas peixe do mar tratado termicamente) e ovos. Um par de vezes por mês dão carne de frango cozida sem pele. As papas de trigo mourisco, arroz e milho têm prioridade. Os legumes são dados crus e cozidos a vapor. Pode preparar algum tipo de salada ralando o vegetal cru, temperando-o ligeiramente com creme azedo ou óleo vegetal. O fruto é utilizado como uma iguaria ou incentivo. Além disso, é útil misturar óleos vegetais, farinha de ossos e óleo de peixe como fontes de ácidos gordos polinsaturados, vitaminas e minerais.

Estritamente contraindicado:

  • Carne de porco, bem como qualquer carne crua;
  • Doces e confeitaria;
  • Alimentos fritos e gordurosos;
  • Leite;
  • Peixes do rio;
  • Pulsos e nozes;
  • Pratos picantes e salgados;
  • Ossos.

Os cachorros Chihuahua comem até 6 vezes por dia, bebés de três meses – 3-4 vezes, animais semi-anuais – 2-3 vezes. Os cães com menos de um ano de idade devem preferência ser alimentados com os mesmos alimentos/alimentos que ele comeu no canil ou com o dono anterior. A dieta deve ser alterada suavemente. Em particular, a transição de “direto” para “seco” deve ser prolongada por 4-5 semanas. Para fazer a transição de volta a uma dieta natural, utilizar rações semi-úmidas.

Importante: os alimentos numa tigela devem estar à temperatura ambiente.

Os animais adultos são alimentados duas vezes por dia. Durante os intervalos entre “refeições” Chihuahua pode ser tratado com migalhas de pão de centeio ou um osso especial. Os cães mais velhos recebem frequentemente uma única refeição para evitar o excesso de peso.

Chihuahua e as crianças

A aparência fofa do Chihuahua cria uma falsa imagem do cão como um brinquedo vivo nas crianças. Na verdade, os caprichos de alguém não serão tolerados, muito menos a violência. Um animal responde ao desrespeito por si próprio com ressentimento e por vezes agressão, pelo que é uma má ideia deixar o cão como baby-sitter. As crianças mais velhas devem ser ensinadas que os Chihuahua são criaturas muito frágeis, pelo que não devem ser brincadeiras de lutar ou competir nos saltos de cama.

Caminhadas e viagens

Para passear, deve ser comprada uma trela ou roleta para ajudar a controlar o comportamento do seu cão em caso de perigo. Uma mala de transporte e um contentor fechado serão adequados para viagens e viagens ao veterinário, e os próprios criadores dizem que os cães preferem a primeira opção. Chihuahua pode ter náuseas no transporte, por isso não se esqueça de tomar algumas pílulas contra doenças e um pequeno recipiente de água potável. Fraldas e roupa de cama de saco/contentor serão úteis em viagens longas (avião, comboio).

Atenção: para poder viajar com o seu animal de estimação nos transportes públicos, deve primeiro obter um certificado veterinário.

Saúde e doença do Chihuahua

Os Chihuahua podem viver até 20 anos, embora a expectativa de vida média dessas migalhas seja de 12 a 15 anos. Em geral, os descendentes de Techichi se distinguem pela boa saúde, porém, na primavera, outono e inverno, os animais só podem andar com roupas, pois os representantes desta raça são suscetíveis ao ARVI.

Doenças mais comuns entre Chihuahua:

Chihuahua raça

  • alergia;
  • hidrocefalia;
  • problemas com os dentes (cáries, periodontite, pulpite, cistos de retenção);
  • hipoglicemia;
  • doença urolitíase;
  • demodicose;
  • epilepsia;
  • displasia da válvula cardíaca mitral;
  • estenose pulmonar.

Como escolher um cachorro

Estudar cuidadosamente o padrão da raça e resistir à tentação de escolher Chihuahua unicamente pela cor dos olhos e pela cor. A saúde e a limpeza do seu cachorro devém estar sempre em primeiro lugar. Evitar indivíduos com gotas para os olhos, mau hálito e vestígios de alopecia. Um estrito “não” à melancolia e aos bebés cobardes.

A compra de um metis para poupar dinheiro também não é a melhor alternativa. A maioria dos cães tem patologias genéticas congénitas e são também mentalmente instáveis. Ao escolher um cachorro Chihuahua, o sexo do cachorro não é o menos importante. As raparigas são mais fastidiosas e malandretas. Os rapazes, por outro lado, são mais manejáveis e mais macios. A propósito, tanto as femias como os machos Chihuahua marcam o território, mas os primeiros fazem-no com menos frequência.

Preste atenção ao peso do futuro animal de estimação. Um cachorro de três meses de idade não deve pesar menos de 0,5 kg ou mais de 2,7 kg. Os animais de classe supermini são considerados uma exceção. Os adultos desta variedade pesam de 500 g a 1 kg e podem ser colocados numa chávena de chá. No entanto, é mais difícil manter tais indivíduos. Além disso, devido ao seu tamanho ultraminiature, os supermini Chihuahua não são capazes de suportar descendência saudável.