Cuidados de pelo West Highland White Terrier
Conteúdo da página
O corte do West Highland White Terrier não é recomendado, uma vez que irá afinar o pelo, tornar-se-á macia como uma penugem e perderá a sua forma. Mas em alguns casos, por razões de saúde ou outras, os proprietários recusam-se a aparar. Nesses casos, é necessário um corte de cabelo terrier das Terras Altas Ocidentais.
O West Highland White Terrier tem um comprimento de pelo direita dura de aproximadamente 5 cm e um denso subpelo curto. Para manter a brancura de pelo é necessário utilizar um champô com propriedades branqueadoras e processar periodicamente o pelo com pó de talco.
O corte neste caso requer um mínimo, ou seja, o pelo nunca é depenada completamente. A trimming é uma espécie de muda artificial que resulta na renovação do pelo do seu animal. A trimming não é exceção para todos os terriers de pelo duro.
Descrição do procedimento
O primeiro trimming do seu cão deve ser feito com três a quatro meses de idade. Periodicamente, a depenagem deve ser feita no topo das orelhas pontiagudas, que devem sobressair como chifres de pelos desfiados na cabeça; apenas os pelos compridos devem ser depenados, e os pelos curtos e grossos devem cobrir a orelha, para que não sejam cortados. O excesso de pelo deve também ser removido dos cantos interiores dos olhos para não irritar os olhos ou esconder o olhar do cão; pelo extra debaixo da garganta para separar o pelo da cabeça do pescoço; debaixo da cauda à volta da abertura anal.
Na cauda, o pelo deve ser mais longo na base para que a cauda se afine suavemente na ponta.
O pelo nas suas patas são cortada entre as almofadas e os seus dedos sem expor as patas. Acima das patas, a lã nas patas é cortada em círculo para lhe dar um aspeto limpo. Depois remover o excesso de cabelo no abdómen – desde o umbigo até ao interior das coxas e virilhas.
Moldagem da aparência do seu cão
O seu cão deve ter um aspeto engraçado e compacto. A cabeça deve aparecer redonda em todos os lados; por conseguinte, os pelos mais compridos que partem a bola são removidos por depenação ou usando tesouras de filete. Ao olhar para o perfil, não deve haver demasiados pelos na frente do peito e nas costas das ancas – o cão não deve parecer esticado. A linha superior desde a crista até à base da cauda deve ser horizontal.
O pelo nas suas extremidades e no meio do seu corpo deve formar uma “saia” que não deve ser muito diferente da do seu corpo. O pelo, embora não encaixe, deve ser distribuída uniformemente e ter uma aparência espessa e arrumada.
Utensílios para cuidar de pelo West Highland White Terrier
Dependendo da espessura e comprimento do seu pelo, os cães podem utilizar as seguintes ferramentas do seguinte conjunto:
- escova de arame – cardadeira
- pentes
- escova de massagem
- faca de trimming
- escova de cerdas naturais
- tesoura de cabeleireiro e de corte
O pelo é regularmente limpa e penteada: na cabeça para a frente e de lado, no pescoço de cima para baixo, na crista e de volta para a cauda, nos lados e extremidades – para cima e depois ligeiramente para baixo. Nas costas, o pelo pode ser penteada mais frequentemente com um pente e até com uma faca de trimming. Na “saia”, o cabelo deve ser escovado com mais cuidado para o manter exuberante. Se o seu cão tiver mais pelo no (barriga) do que no peito, o seu centro de gravidade deslocar-se-á, perturbando a sua silhueta.
O West Highland White Terrier é um cão monocromático, pelo que o puxão regular do seu pelo não necessita de um trimming “capital”. Mas se ele começar a desfazer-se mais intensamente, é melhor aparar mais profundamente para estimular uma nova camada.
A principal dificuldade em manter um cão desta raça é manter uma “saia” branca, embora em qualquer caso seja mais fácil de o fazer do que uma maltesa, por exemplo, porque o pelo duro fica menos sujo.
Em tempo de chuva, é certamente muito conveniente usar um fato de salto.
Os benefícios de tosquiar o West Highland White Terrier no salão
É importante manter a aparência da raça do seu cão e cuidar devidamente do seu pelo, mesmo com um corte de pelo. O grooming do West Highland White Terrier tem tudo a ver com a ausência de aparagem. Enquanto que todos os procedimentos de higiene e o penteado adequado do subpelo são feitos da mesma forma.
O grooming desta raça requer extrema atenção ao pelo e à pele do cão. Por conseguinte, é melhor que o procedimento seja realizado por um especialista experiente. Encomende um grooming de West Highland Terrier no salão Tommy & Boby. O salão apresenta especialista, que recebera formação profissional e têm uma vasta experiência.