Conteúdo:
Conteúdo da página
-
Ectoparasitas de cães
-
Por que uma mordida de ectoparasita é perigosa para um cão?
-
Como proteger o seu cão contra carraças e pulgas?
Tratar seu cão contra ectoparasitas é uma obrigação para proteger a saúde dele. As picadas de pulgas, carraças e mosquitos não só trazem desconforto ao animal, mas também apresentam risco de contrair doenças infeciosas.
Há um mito de que é suficiente tratar um animal de estimação contra parasitas 2 vezes por ano: na primavera e no outono. Mas, na prática, o tratamento para parasitas deve ser feito durante todo o ano. As pulgas estão ativas a qualquer momento e um cão pode se infetar com elas, independentemente da estação e da temperatura. Os veterinários também recomendam tratar o cão de carrapatos regularmente. Para manter seu animal de estimação seguro, o processamento deve ser feito regularmente.
Ectoparasitas de cães
Os ectoparasitas incluem todos os parasitas que vivem na superfície da pele dos animais e se alimentam de sangue. Essas criaturas minúsculas são equipadas com órgãos de fixação peculiares: pernas e garras eriçadas. Com a ajuda deles, eles tenazmente agarram a pêlo e se movem ao longo da superfície do corpo.
Os parasitas estão divididos em temporários e permanentes. Os carraças temporários (carrapatos) são separados da vítima após uma mordedura, e permanentes (pulgas) utilizam o animal como um lar.
Os ectoparasitas caninos mais populares são pulgas e carrapatos. É responsabilidade de todo dono zeloso proteger seu animal de estimação deles.
Por que uma mordida de ectoparasita é perigosa para um cão?
– A mordidela faz-nos sentir desconfortáveis. Os locais de mordedura podem causar comichão e dor, causando stress no animal.
– Quando um cão se sente desconfortável, ele escova as suas mordidas e as feridas tornam-se uma porta para infeções bacterianas.
– O grande número de mordidas causa perda de sangue que enfraquece o sistema imunitário de um animal. A anemia pode desenvolver-se.
– A saliva do ectoparasita pode conter agentes infeciosos e invasões. Assim, cada dentada de um ectoparasita é um sério risco de infeção.
As doenças após uma mordida desenvolvem-se muito rapidamente. Às vezes, a manifestação dos sintomas dura várias semanas e às vezes aparece em um surto: em apenas algumas horas. Se você não iniciar o tratamento em tempo hábil, o animal pode morrer.
A fim de não pôr o seu animal de estimação em risco e evitar incorrer em custos significativos é importante cumprir o calendário de tratamento de parasitas. Lembre-se de um dos princípios mais importantes da medicina (e da medicina veterinária em particular): “É mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la”?
Como proteger o seu cão contra carraças e pulgas?
Com a indústria zoológica atual, manter o seu animal de estimação a salvo de parasitas é fácil. Para este fim, foi desenvolvida uma gama completa de equipamento de proteção: champôs, colares, gotas de gotas pontiagudas, comprimidos de mascar (populares réguas fiáveis de agentes antiparasitários: Frontline, Tri-Act, Prak-Tik, Nesgard, etc.). Pode comprá-los em qualquer loja de animais. A maioria dos agentes antiparasitários têm uma vasta gama de acção e fornecem proteção não só contra pulgas e ácaros, mas também contra mosquitos, comedores de humidade e outros insetos.
Ao tratar um animal de estimação contra parasitas, siga estritamente as instruções de uso. Cada produto é aplicado de maneira própria e tem seu próprio período de ação. Assim que terminar, o processamento deve ser repetido. Se a dosagem for calculada incorretamente ou a frequência for violada, a proteção será ineficaz!
Se o seu cão não foi tratado contra parasitas ou o período de proteção expirou, ao voltar para casa de uma cabana de verão ou recreação ao ar livre, certifique-se de lavá-lo com um shampoo antiparasitário (por exemplo, Bio-Groom). Isso ajudará a destruir os ectoparasitas com os quais o animal pode ter sido infetado. E depois disso, forneça mais proteção: com gotas, colares, sprays ou comprimidos – sua escolha.
As gotas antiparasitárias são aplicadas 2 dias antes da lavagem ou 2 dias depois!
Basta usar um meio confiável de proteção permanente. Não é recomendado combinar sprays, gotas, coleiras e comprimidos uns com os outros: isso não trará benefícios ao animal. No entanto, cada medicamento tem suas próprias características e recomendações de compatibilidade. Leia as instruções cuidadosamente e consulte o seu veterinário antes de processar.
Esteja vigilante e cuide da saúde dos seus animais de estimação: eles merecem.